Tráfego Pago
Com certeza, os principais desejos de um gestor e gerente de Marketing de indústrias, referem-se à possibilidade de fazer o negócio crescer e ter mais clientes. No entanto, para que isso aconteça é necessário investir em estratégias de Marketing Digital, como o tráfego pago.
Mas afinal, o que é tráfego pago?
Quando se deseja mais visibilidade dos canais da indústria, é preciso garantir o aumento do tráfego. Portanto, tráfego pago diz respeito ao processo de pagamento ao Google, ou qualquer outra plataforma, para mostrar um anúncio da sua indústria.
Entretanto, é importante que saiba de uma coisa. Para que a estratégia de tráfego pago dê certo, é necessário ir além dos links patrocinados. O que isso quer dizer? Deve-se entregar soluções reais para quem clica no anúncio.
Somente desta forma conseguirá que as pessoas fiquem mais tempo no site. Assim, os algoritmos vão perceber a relevância do conteúdo e, consequentemente, irão exibir mais os anúncios.
Assim, podemos definir tráfego pago como um investimento para atrair os usuários certos a uma oferta, página ou algum canal digital da indústria.
Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Tráfego pago
É quando ocorre o pagamento para o Google, ou qualquer outra plataforma, exibir os anúncios da indústria com o intuito de atrair visitantes para o site ou as redes sociais.
Tráfego orgânico
Quando é utilizado conteúdo para atrair o cliente ideal. Podem ser artigos para sites ou para as redes sociais.
Qual é a importância do tráfego pago?
O tráfego pago é tão importante quanto o tráfego orgânico. Porém, na primeira estratégia, é possível ter um retorno mais rápido do investimento. Contudo, quando ambas estratégias são utilizadas, há uma maior possibilidade de chegar aos números esperados.
No entanto, se deseja obter resultados, é preciso planejar as ações de Marketing para poder investir e alcançar o que pretende com assertividade, eficiência, inteligência e inovação.
De todo modo, com o tráfego pago, é possível:

Entregar conteúdo para o público certo
No tráfego pago, é possível segmentar o anúncio. Isso significa que a informação será entregue para a persona, ou seja, o cliente ideal.
Portanto, ao elaborar um anúncio, é necessário definir sexo, interesse, idade, região e outras segmentações que são importantes para a estratégia.
Ter mais visibilidade
Há um maior retorno oferecido pelo tráfego pago. Por ser uma ação mais assertiva, os resultados aparecem de maneira mais rápida e ágil. O que, consequentemente, aumenta a visibilidade da indústria.


Ampliar a taxa de vendas
Com os links pagos, as pessoas que já sabem qual produto comprar, serão atingidas com maior facilidade. Isto é, com as palavras-chave certas, ocorrerá a entrega da solução para o usuário no momento em que ele busca pelo termo no Google. E é justamente isso que amplia as taxas de vendas.
Como fazer tráfego pago?
Em primeiro lugar é preciso planejar as estratégias de tráfego pago. Depois, elas devem ser acompanhadas, testadas e analisadas. Em seguida, é necessário escolher os objetivos da sua campanha que podem ser:
- Reconhecimento da marca;
- Tráfego para o site da indústria;
- Vender um produto ou equipamento;
- Divulgar uma oferta.
No entanto, para que todas as campanhas de tráfego pago deem certo, é extremamente importante ter o completo conhecimento do público e da persona. Depois, é preciso definir o formato como texto, imagem ou vídeo. E por fim, deve-se colocar a chamada de ação, que é o CTA (Call to Action).
Já sobre o orçamento para o anúncio, a cobrança pode ser quanto ao custo por clique (CPC) ou por impressões (CPM). Veja a seguir o que significa cada uma:
Impressões
Aqui será possível saber quantas vezes seu anúncio aparece, baseado nas palavras chaves que os ativaram.

CPC
Esse formato é para quem deseja gerar cliques. Quando há a garantia de que o website da sua indústria convence e tem os corretos CTAs - Call to Action, esta pode ser uma de suas estratégias. Neste caso, é preciso realizar o pagamento a cada vez que alguém clicar em seu anúncio.

CPM
Já no CPM, o pagamento é realizado em cada vez que mil pessoas visualizarem o seu anúncio. Aqui, a indústria que der o maior lance é a que terá o melhor alcance e ranqueamento referente a palavra-chave escolhida. Além disso, essa estratégia é para quem deseja gerar reconhecimento da marca e ganhar visibilidade.

CTR
É a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. A taxa de cliques (CTR) pode ser usada para avaliar o desempenho das suas palavras-chave, anúncios e listagens de produtos gratuitas.
Aqui não existem mágicas para seu anúncio performar, mas uma boa campanha parte de CTR acima de 2,5%. Inferior a esse número, é preciso avaliar elementos que podem estar impactando negativamente. Como, por exemplo, o excesso de palavras-chave, páginas de destino com baixa qualidade, e tempo de carregamento da página de destino.

ROI
Para calcular o ROI, subtraia seus custos totais da receita gerada pelos anúncios e, em seguida, divida o resultado pelos custos totais: ROI = (receita - custo dos produtos vendidos) / custo dos produtos vendidos.

CAC
Trata-se do custo de aquisição de um cliente, é um dos principais indicadores entre marketing e vendas pois a partir destas informações o alinhamento define as métricas que deverão ser obtidas nas estratégias das campanhas pagas.
CPV
Os lances de CPV são a forma padrão de definir o valor que será pago pelos anúncios em vídeo TrueView (quando criados no Google Ads). Com os lances de CPV, o pagamento ocorre pelas exibições ou interações nos vídeos (como cliques em call-to-action overlays, cartões e banners complementares), o que ocorrer primeiro.
Quais ferramentas utilizar para fazer tráfego pago?
Em Marketing, tudo é teste! Por isso, vale a pena conhecer e realizar tráfego pago em várias plataformas para analisar qual traz mais retorno para a indústria.
Há várias ferramentas que podem ser utilizadas para fazer tráfego pago. Confira:
Google Ads
Esse é o canal perfeito para fazer anúncios. É o que chamamos Marketing de Anúncios para fundo de funil. Isso acontece porque as pessoas que pesquisam no Google, já sabem o que procuram e, por isso, estão no fim da jornada do comprador.
Sobre o orçamento, a nossa dica é que o gerente de Marketing separe uma verba mensal para anunciar no Google. Para saber o valor a ser investido sempre use o recurso do keywords planner.
Assim será possível entender quais são as palavras-chaves que fazem sentido para a sua indústria. E a partir daí, comece a validar as palavras da campanha local para se certificar que faz sentido ao seu negócio.
Meta Ads
Aqui é possível escolher anúncios de topo, meio e fundo de funil. Ou seja, é possível produzir anúncios para as pessoas curtirem a página da indústria no Facebook. Também pode-se subir uma campanha de tráfego para o site.
Além disso, tem como subir anúncios focados em conversões, com a ajuda de um pixel da Meta, conectado em seu site. Ao subir o anúncio focado em vendas, a rede social mostrará a sua publicação para aquelas pessoas que realmente têm o interesse em comprar o seu produto.
Mas aqui precisamos de um alerta. Hoje, a Meta só aprova anúncios de conversão para links que apontam para quem tem uma estrutura própria, ou seja, um site pessoal ou de negócios. Sobre o investimento em tráfego, é possível começar com R$10,00 (diários) e analisar a sua campanha para ver se a estratégia está dando certo.
Pinterest Ads
O Pinterest Ads ainda é pouco explorado, no geral. Ele é mais utilizado por influenciadores que desejam atrair tráfego orgânico para o seu blog.
Contudo, há também o Pinterest ADS, que se parece com o Google ADS. Aqui, para fazer um anúncio, é necessário configurar a sua conta e, em seguida, a forma de pagamento.
No entanto, para que a indústria tenha sucesso com as campanhas, deve-se caprichar na escolha das palavras-chave do anúncio. Isso porque o Pinterest não é uma rede social e sim um buscador. Ou seja, ele funciona como o Google.
Assim, os usuários do Pinterest utilizam a lupa para procurar inspirações e encontrar produtos ou serviços. Além disso, pode-se subir uma campanha com um orçamento mínimo e fazer os testes.
Se der certo, repita os passos. Se não der resultados, mude a sua forma de anunciar, analisando as palavras-chave e também o orçamento.
Conte com uma equipe especializada e multidisciplinar
Como abordado, o tráfego pago é importante para a sua indústria. No entanto, se deseja ter resultados, deve planejar as suas ações de Marketing para poder investir e alcançar o que pretende.
Para isso, conte com a equipe especializada e multidisciplinar da Abraind! Garantimos ações de tráfego pago estratégicas, eficientes e com performance digital. Sempre de maneira dinâmica e com foco na eficiência para contribuir com a expansão da sua indústria.







Comece a gerar resultados!
Precisa de uma empresa, que seja especializada em marketing industrial para ajudar você a alcançar os melhores resultados para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!